top of page

O seu blog sobre construção,
reformas e ampliações

Buscar
Foto do escritorsermidiacomunicacao

Tudo sobre o Projeto Elétrico: informações essenciais para sua obra

O projeto elétrico é indispensável para sua obra de construção ou reforma. Conheça alguns detalhes fundamentais, a seguir!


Chegou a hora de fazer a sua reforma ou a construção da sua casa? Então, é fundamental que você conheça e tenha em mãos o projeto elétrico.


É um registro muito importante. Sabe por quê? Porque, basicamente, trata-se de um documento que mostra com detalhes onde estão dispostas todas as tomadas e todos os pontos de iluminação.


Mas, será que é só isso? Confira mais nas próximas linhas:


Informações essenciais sobre o Projeto Elétrico

O projeto elétrico serve como prevenção de defeitos de iluminação e, até mesmo, relativos aos seus dispositivos, aparelhos e instrumentos que necessitam de energia elétrica para seu funcionamento. Afinal, o projeto elétrico contém toda a distribuição das cargas elétricas, para evitar esses possíveis transtornos em nossas casas.


Nele, são alinhados os dimensionamentos e as cargas reais, com o objetivo de evitar futuros gastos. Além disso, se você que é dono da edificação pensa em realizar alterações ou fazer a manutenção do sistema elétrico, com o projeto elétrico em mãos, o trabalho se torna muito mais tranquilo.


É também um documento que comprova que a sua obra está seguindo as normas e legislações vigentes. E, isso, é fundamental para não receber multas ou ter sua obra embargada pela prefeitura.


O que é o projeto elétrico?

Mais que definir onde estarão as lâmpadas e tomadas, dentro do projeto elétrico contém todos os cálculos e todas as representações gráficas de cada ponto de energia da sua obra. Como, por exemplo, todo detalhamento técnico e memória do cálculo da demanda da energia.


No projeto elétrico, temos também os números relativos aos sistemas de proteção dos circuitos e a descrição de cada material que fará parte da obra, assim como informações sobre as ligações, caixas de passagens e dos cabos. Tudo para garantir mais segurança à sua obra e ao seu orçamento.


De acordo com a lei

Seguindo as normas vigentes da ABNT NBR 5410, engenheiros civis, engenheiros eletricistas, arquitetos e técnicos em eletrotécnica podem realizar profissionalmente um projeto elétrico. Isso porque o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, órgãos regulamentadores relativos, definem o projeto residencial como um projeto de baixa potência.


Contudo, os profissionais devem estar com seu cadastro ativo no órgão competente. Além disso, toda a documentação e a obra ficam sob sua responsabilidade, por meio do registro e anotação de responsabilidade técnica no CAU ou no CREA.


Inclusive, sabemos que toda obra passa por fiscalização. Com estes documentos assinados e preenchidos, o engenheiro ou o arquiteto responsável responderá pela edificação.


Assim, o projeto garante maior segurança para futuras modificações das instalações, como reformas ou ampliações, por exemplo, para o ambiente construído e também para todos aqueles que trabalham e que usufruirão da edificação.



Agora, se você precisa de um profissional para realizar o seu projeto elétrico, conheça a KG Engenharia!


Conheça a KG Engenharia!

A KG Engenharia é uma empresa especializada em levar aos nossos clientes soluções construtivas, que potencializam a eficiência, a economia, a segurança e a qualidade final de suas obras.


Nossa equipe de engenheiros é formada por profissionais com experiência comprovada em grandes construtoras. Clique aqui para entrar em contato!

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page